A reputação, que impacta diretamente na percepção de valor, é o maior ativo de uma empresa. Por isso, a gestão de crise representa a atuação mais estratégica de uma agência de comunicação e assessoria de imprensa.
O gerenciamento de crise consiste em um conjunto de ações adotadas para lidar com problemas, sobretudo inesperados, com o objetivo de mitigar os impactos sobre a percepção de valor da marca ou no desenvolvimento dos negócios da empresa.
Qual é a melhor forma de gerenciar uma crise de imagem?
A prevenção da crise é o melhor caminho. Para garantir a agilidade e a transparência em situações desafiadoras é fundamental já contar com um Comitê de Crise estruturado, composto por um time multidisciplinar, incluindo, além da assessoria de imprensa, um representante jurídico, a liderança de comunicação ou de marketing, o CEO e, no caso de companhias abertas, a área de relações com investidores.
A prevenção é sempre o melhor caminho, de maneira que um Manual de Crise, que leve em conta o mapeamento de todos os pontos sensíveis mitiga consideravelmente a exposição da empresa à crise propriamente dita. Adicionalmente, o documento formal permite o máximo de agilidade, de maneira que todas as áreas envolvidas já sabem como proceder nos mais diversos cenários mapeados dentro do contexto do negócio.
Há situações, inclusive, que podem envolver o apoio e a fundamentação da resposta a partir de entidades de classe e até mesmo governamentais. Portanto, o mapeamento leva em consideração as mais diversas situações e a necessidade de garantir que a resposta seja transparente, com todos os detalhes necessários para garantir o entendimento do caso de maneira confiável e objetiva.
Ainda que o Manual Preventivo de Crise seja uma ferramenta estratégica, é importante que a agência de comunicação e assessoria de imprensa leve em conta que cada caso é único e deve ser estudado de maneira profunda. A intenção é garantir que a empresa possa se comunicar de maneira transparente, preservando sua credibilidade diante de todos os stakeholders.
Tão importante quanto à nota de posicionamento, as devidas iniciativas e decisões voltadas à redução significativa dos impactos de uma crise, é aprender com ela.
O aprendizado consiste em prevenir novos casos e, mais do que isso, comunicar todas as medidas tomadas no sentido de evitá-los. É dessa forma que, além de manter a credibilidade, consequência de uma atitude transparente, é possível ampliar a reputação e o reconhecimento de marca consciente, após um cenário desafiador.
Aqui na Temp7, somos especializados em estratégias preventivas, a partir de estudos e mapeamento de possíveis crises, produção de manuais e apoio no relacionamento com públicos estratégicos para proteger a reputação de empresas e marcas. Para saber mais, fale conosco!