Marketing de influência: saiba como envolver influenciadores em campanhas de alta performance

Uma campanha com influenciadores digitais envolve a colaboração entre uma marca e um influenciador para promover produtos, serviços ou mensagens para um público específico, por meio das plataformas digitais do influenciador. Com este tipo de ação, a marca pode alcançar uma nova audiência, ampliando o alcance e a visibilidade, além de obter uma conexão mais autêntica, devido à confiança que os seguidores depositam no influenciador digital.

Portanto, a parceria com um influenciador digital representa um passo estratégico, que pode impactar diretamente no sucesso da campanha de marketing. 

Para promover uma ação eficaz entre uma marca e um influenciador digital, é importante que a parceria seja bem planejada e alinhada aos valores de ambos. 

Saiba como escolher o influenciador digital mais estratégico para a sua ação:

  1. Defina os objetivos da campanha
  • Entenda o que é relevante para sua marca e quais serão os resultados esperados com a ativação. Ter os objetivos claros ajudarão na escolha do influenciador mais alinhado à marca ou produto, além da definição das métricas de sucesso. 
  • Ao aumentar a conscientização sobre a marca, seus valores e os diferenciais dos produtos ou soluções apresentadas, as campanhas com influenciadores podem resultar diretamente em vendas.
  1.  Conheça o público-alvo da marca
  • Identifique o perfil demográfico do público-alvo, como idade, localização, interesses e comportamentos.
  • Avalie se o influenciador tem uma audiência compatível com seu público para obter uma comunicação efetiva durante a campanha.
  1. Pesquise influenciadores que se alinhem aos valores da marca
  • Encontre influenciadores cuja imagem, tom de voz e conteúdo estejam alinhados com a essência da sua marca. Lembre-se que eles serão seus porta-vozes para uma determinada audiência, portanto, compartilhar dos mesmos valores é fundamental para obter essa conexão com o seu público-alvo.
  • Imagine também que as pessoas impactadas podem ser seus potenciais consumidores. Desta forma, é estabelecida uma identificação genuína e menos comercial com os seguidores.
  1. Segmentação e engajamento
  • Trabalhar com influenciadores de nicho (por exemplo, design de interiores, decoração, arquitetura, beleza, fitness, tecnologia, gastronomia) permite que a marca se posicione diretamente no segmento desejado e se conecte com consumidores que se identificam com o tema.
  • Investigue não apenas o número de seguidores, mas o nível de engajamento, como curtidas, comentários e compartilhamentos, métricas que podem indicar a probabilidade de maior impacto do conteúdo.
  1. Microinfluenciadores, macroinfluenciadores ou megainfluenciadores?
  • Microinfluenciadores têm entre 10 mil e 100 mil seguidores. Eles são conhecidos por seu alto nível de interação e por manter uma relação mais próxima e pessoal com o público, o que resulta em um alto engajamento. Além disso, por atuarem em áreas específicas, o público tende a confiar mais nas recomendações, enquanto possibilitam que marcas atinjam nichos com mais assertividade. São influenciadores que costumam cobrar menos, o que permite que a marca trabalhe com vários influenciadores ao mesmo tempo e tenha um alcance maior.
  • Os influenciadores médios (também chamados de “macroinfluenciadores”) têm uma base de seguidores que varia entre 100 mil e 500 mil. Eles oferecem um equilíbrio entre alcance, investimento e engajamento. Embora não tenham o alcance massivo, influenciadores médios conseguem atingir um público amplo, sendo ideais para marcas que desejam visibilidade sem comprometer o orçamento. São vistos como especialistas em um nicho específico, como moda, beleza, decoração, viagens e tecnologia e, ao mesmo tempo, são percebidos como pessoas acessíveis. Isso aumenta a confiança e a influência de suas recomendações. A maioria tem experiência com diferentes formatos de conteúdo. Além disso, a experiência anterior com outras marcas favorece a criação de conteúdos criativos para a campanha.
  • Megainfluenciadores têm mais de 500 mil seguidores, com alguns ultrapassando a marca de milhões. Geralmente, são figuras públicas, celebridades ou influenciadores de grande visibilidade. Com uma audiência vasta, conseguem levar a marca a um expressivo número de pessoas, aumentando o reconhecimento em larga escala. Algumas colaborações, inclusive, podem criar um “efeito viral”, gerando forte impacto e até mesmo repercussão na mídia.  Megainfluenciadores representam uma excelente escolha para lançamentos, eventos especiais ou campanhas de branding que necessitam de alta visibilidade.
  1. Cocriação de conteúdo
  • A cocriação em parceria com influenciadores é uma estratégia para gerar conteúdo autêntico e engajador, aproveitando a criatividade e o estilo único de cada influenciador. Ao trabalhar juntos, a marca e o influenciador desenvolvem conteúdos que soam mais naturais, portanto, são muito bem recebidos pelo público.
  • Estabelecer um briefing fechado ou um roteiro engessado pode tornar o conteúdo frio e apático para os seguidores. Inclua o influenciador desde o início da concepção da estratégia da campanha para que ele contribua com ideias e sugestões. 
  • Permita que o influenciador tenha liberdade criativa para desenvolver o conteúdo, alinhado às diretrizes da marca e os pontos principais a serem destacados. Afinal, essas impressões podem agregar valor ao conteúdo e geram mais proximidade com o público. 
  • Escolha formatos de conteúdo colaborativos, como vídeos e reels do Instagram, que podem incluir desafios, tutoriais ou histórias autênticas relacionadas à marca, até lives colaborativas, em que o influenciador interage com o público em tempo real, trazendo a marca para a conversa de forma natural e interativa.
  1. Construa um relacionamento de longo prazo
  • Ações com influenciadores podem gerar resultados pontuais, mas o relacionamento é fundamental no marketing de influência. Se o influenciador se mostrar alinhado à marca, considere parcerias contínuas para manter a consistência da campanha. Afinal, os influenciadores podem se tornar verdadeiros defensores da sua marca.
  • Analise como as relações de longo prazo tendem a ser mais autênticas e aumentar a confiança do público acerca da marca.
  • Compreenda como essa relação pode ser positiva para os dois lados. O influenciador pode se tornar interlocutor da sua marca, de forma espontânea, citando produtos ou serviços, sem necessariamente estar atrelado a uma campanha.
  1. Defina as métricas de sucesso
  • Monitore KPIs como alcance, engajamento, tráfego para o site ou conversões, dependendo do objetivo da ação.
  • O monitoramento e a análise dos resultados ajudarão a entender o impacto da campanha e a planejar ações futuras.

Na Temp7, cada detalhe é cuidadosamente avaliado. As KPIs balizam o resultado e norteiam as próximas ações da estratégia, que é desenhada de maneira customizada para cada campanha.

Para entender mais sobre campanhas de alta performance com influenciadores digitais, conte conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?