A importância do planejamento para estratégias consistentes de comunicação

Para que as marcas sejam lembradas de maneira positiva pelos seus públicos de interesse há um movimento consistente criado e planejado para garantir que a conexão com os stakeholders ocorra e permaneça sólida ao longo do tempo.

A consistência da comunicação é capaz de construir e manter a reputação de uma empresa, fortalecer o relacionamento com os stakeholders e assegurar que a mensagem da empresa seja clara e consistente a todos os públicos.

Mas como tornar marcas lembradas e reconhecidas de forma positiva?

Na Temp7 Comunicação, nós geramos relacionamento e conectamos marcas com seus públicos, a partir de estratégias personalizadas de comunicação corporativa, assessoria de imprensa, marketing de influência e comunicação interna. Para isso, criamos um planejamento de comunicação, incluindo as mais diversas plataformas e canais, incluindo a imprensa e as redes sociais.

Como criar um plano estratégico de comunicação?

O primeiro passo para a criação de um plano estratégico é a análise do cenário atual, seja a lembrança de marca, a influência ou reputação e determinar o patamar que se deseja alcançar. A partir daí, é essencial a criação de uma estratégia de comunicação, que vai além de campanhas isoladas, dando origem a narrativas consistentes ao longo de um período pré-determinado.

Como desenvolver um plano de comunicação estratégico?

Após o diagnóstico de comunicação e a definição dos objetivos estratégicos, visando a lembrança de marca, o fortalecimento do relacionamento com os públicos-alvo e até mesmo a detecção e mitigação de possíveis cenários de crises, o planejamento de comunicação é desenvolvido, a partir de uma abordagem de comunicação coesa e eficaz. O objetivo é fortalecer as marcas no mercado e construir relacionamentos duradouros com os stakeholders.

Cada divulgação, ação ou campanha integram uma estratégia 360˚, que pode ser focada em uma iniciativa específica, como uma ação de relacionamento com a comunidade do entorno de uma fábrica ou um de empreendimento em construção; uma campanha para lançamento de produto, voltada ao impulsionamento de vendas ou ainda a agenda macro da empresa, dentro de um planejamento institucional que valoriza a consistência da informação e a transparência, alinhado às metas corporativas. 

Público-alvo e Definição dos Canais:

Para cada público-alvo, como clientes, investidores, consumidores e colaboradores, além da comunidade local, seja a partir da imprensa, redes sociais, canais de comunicação internos ou ações de relacionamentos, as ações de comunicação integrada devem ser desenhadas de maneira customizada, garantindo a visibilidade das mensagens-chave, definidas no objetivo estratégico da comunicação.

A definição dos canais de comunicação mais apropriados para atingir cada público-alvo é orientada pelo comportamento de consumo de informação do respectivo target. Mais de um canal pode ser selecionado, levando em consideração períodos diferentes do planejamento para fortalecer os impactos positivos, a lembrança e a reputação da marca.

A importância do cronograma para execução do plano

Seja uma iniciativa pontual ou macro, que dá origem a um calendário anual com diversidade de iniciativas, canais e formas de comunicação, o acompanhamento antecipado do planejamento para a execução de cada ação é imprescindível para garantir que o plano será seguido à risca. 

Em cada iniciativa, são definidas as etapas, os prazos de entrega e duração das campanhas, pois, além de acompanhar se o plano segue conforme esperado, é possível avaliar as etapas fazendo possíveis ajustes, como os meios escolhidos para a divulgação, a possibilidade de uma pauta exclusiva, uma iniciativa institucional mais ampla, como eventos, além da revisão das estratégias de performance, a partir das métricas definidas para avaliação de seus resultados.

Para entender mais sobre como a estratégia de comunicação, um bom planejamento e cronograma de ações poderá impulsionar os resultados da sua marca, conte com a Temp7!

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