Assessoria de Imprensa e Relações Públicas: como consolidara reputação da empresa de maneira eficaz a partir da comunicação corporativa

Assessoria de Imprensa e Relações Públicas são áreas complementares, mas com objetivos, atuações e públicos-alvo diferentes na estratégia de comunicação corporativa. Ambas desempenham papéis importantes para a construção da imagem e consolidação da reputação de uma empresa. Por isso, é fundamental entender as formas de atuação de cada área para que a comunicação seja eficaz, alinhada aos propósitos e valores institucionais.

A assessoria de imprensa tem como foco a interação entre a empresa ou marca e os veículos de comunicação, cujo público-alvo são os jornalistas. Seu principal objetivo é garantir uma imagem positiva da empresa na mídia e gerenciar a sua relação com os profissionais da imprensa. 

Tratando de uma abordagem mais tática para a exposição de marcas, os assessores trabalham para garantir que as mensagens e valores da empresa cheguem ao público por intermédio da imprensa, aproveitando a credibilidade desses meios para transmitir informações e consolidar a reputação. Dentre as ferramentas de comunicação utilizadas estão a produção de releases e notas, a organização de entrevistas, Media Training (treinamento de porta-vozes para a devida interação com a mídia), gestão de crises com repercussão na imprensa e monitoramento de clippings, com levantamento de todas as notícias publicadas e a devida análise da exposição do conteúdo.

Com as relações públicas, a atuação é mais ampla, a partir da gestão da comunicação e da reputação da empresa em relação aos seus diversos públicos de interesse (stakeholders). A atividade envolve ações direcionadas para construir e fortalecer a relação com clientes, comunidades, entidades de classe e governamentais, além de formadores de opinião, como é o caso de jornalistas e influenciadores digitais (especialmente devido à relevância das redes sociais como canal de interação com o público e disseminação de informações).

Quando unidas, as duas áreas integram a estratégia de comunicação corporativa, que visa fortalecer a imagem da organização em todas as frentes, incluindo eventos corporativos para colaboradores, parceiros e clientes, além do mapeamento de possíveis crises e o desenvolvimento de ações para minimizar impactos em situações críticas. 

Como assessoria de imprensa e relações públicas se complementam?

A assessoria de imprensa desempenha um papel importante na construção e disseminação da imagem e reputação de uma empresa na imprensa, que é isenta e imprime credibilidade ao que se fala sobre a companhia, enquanto a área de relações públicas entende a assessoria de imprensa como um dos canais de impacto com formadores de opinião, capaz de impactar de maneira massificada os stakeholders, de maneira estratégica e transparente. Em resumo, as duas áreas são cruciais para que a comunicação organizacional seja eficaz. Unidas, compõem um papel fundamental na comunicação corporativa de instituições que buscam o fortalecimento de sua reputação no mercado e a consolidação do relacionamento com os públicos de interesse.

Na Temp7, as estratégias de comunicação corporativa incluem ações focadas em assessoria de imprensa e relações públicas, que são cuidadosamente desenhadas, de maneira personalizada, a partir de auditorias de imagem ou necessidades especificas.

Quer saber mais sobre como consolidar a reputação da sua empresa de maneira eficaz a partir da assessoria de imprensa e relações públicas? Fale conosco!

comunicação corporativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?